19 de junho de 2010

Escolhe outro trilho

Muitas vezes o preço que se paga em ser diferente é demasiado alto. Perdem-se oportunidades, perdem-se pessoas, perdem-se momentos, perdem-se experiências. Pode haver recompensa, há, eu sei que há, mas há momentos em que isso não parece suficiente.
Há momentos em que o tempo parece escassear e a vida andar demasiado devagar, com poucos desenvolvimentos importantes. Aí apetece-nos correr atrás de todos os outros, deixar-nos ir, ser o que toda a gente é, sem nos importarmos com a marca que deixamos.
Mas isso são devaneios, são instantes de fraquejo que, mais tarde, orgulhamo-nos de não os ter seguido. Porque só mais tarde podemos perceber qual a recompensa de todo o nosso esforço e de toda a coragem de seguir outro caminho.
É preciso determinação, sem dúvida. Talvez seja por isso que pouca gente o faz: é tão mais fácil baixar os braços e simplesmente seguir as pegadas já pisadas.
Mas aí não estamos a deixar a nossa marca, estamos apenas a seguir o caminho que alguém antes de nós traçou e que, provavelmente, já foi pisado por muitos mais.
O que parece que se perde num dia em escolher um caminho diferente é depois encarado como um grande ganho na nossa vida e um passo importante na nossa experiência.
Não é o medo que tem que persistir, é o orgulho!


16/6/09

2 comentários:

  1. E essa sim, é a verdade universal. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Por persistires é que me orgulho de ti. Por não seguires os outros só por parecer mais fácil e mais "normal".

    Margarida

    ResponderEliminar